O que é a Maracá?
A Maracá é um chocalho indígena utilizado em festas, cerimônias religiosas e guerreiras. Consiste em uma cabaça seca, desprovida de miolo, na qual coloca-se miçangas, caroços, sementes ou coquinhos.
A confecção da “Maracá” como qualquer outro Instrumento de Poder, também tem que ser feito com muito respeito reverenciando os espíritos das plantas que estão doando seu corpo ou seus frutos, assim como no Tambor os espíritos dos seres que foram sacrificados para confeccioná-los se manifestam para nos ensinar e nos ajudar nos trabalhos espirituais.
O significado:
O cabo da “Maracá” que normalmente é feito de madeira representa a Grande Árvore que faz a ligação entre o mundo em que vivemos com o mundo espiritual, a parte redonda que normalmente é feita de cabaça, coité representa o universo onde vivem os espíritos, as sementes ou as pedras que ficam dentro das cabaças são os espíritos adormecidos, então quando chacoalhamos as Maracás esses espíritos são acordados e vem para nos auxiliar.
Como será?
Todos os participantes farão seu próprio instrumento de poder e aprenderão a fazer o benzimento da Maracá. Finalizando com uma roda de cantos de Toré e Cachimbo Sagrado.
Facilitador: Dyru Kariri Xocó
Dyru nativo de Alagoas, índio da tribo Kariri Xocó. Nascido e criado na aldeia, estou a 8 anos na caminhada da minha missão recebi todos os ensinamentos necessários para se dedicar a minha missão.
“Minha missão que é cocriar com o Grande Espirito e levar sua cultura a todos os que sentirem no coração o chamado da força ancestral. Através das rodas de toré, ritual com Jurema Sagrada, benzimento , defumações, pinturas corporais, artesanatos e oficinas.”
🦅🙏🏼
Você pode conferir mais detalhes destas e de outras terapias que oferecemos, basta clicar aqui.
Confira também algumas imagens das atividades que desenvolvemos em nosso espaço. É só acessar a nossa galeria de fotos.