(11) 94917-0949 / (11) 95794-0755 contato@institutoaguiaterapia.com.br

BANHO FRIO X BANHO QUENTE: OS BENEFÍCIOS DE CADA UM

banho quente ou frio

BANHO FRIO X BANHO QUENTE

Tomar banho diariamente, seja ele quente ou frio, é mais do que uma questão de higiene para quem vive em um país de temperatura tropical. O hábito também contribui diretamente para o controle emocional de qualquer pessoa.

O caso do banho quente é mais emblemático, pois é praticamente um consenso que ajuda a relaxar depois de um dia cansativo. Inclusive, pesquisas científicas mostram que ele pode ser extremamente benéfico tanto para quem quer recuperar os músculos quanto para melhorar o bem-estar.

Já o banho frio é um grande estimulante, ajudando a despertar o corpo ao estimular a oxigenação do cérebro.

Há ainda vários outros benefícios que os banhos oferecem para a saúde de modo geral. Mais abaixo, você descobrirá cada um deles.

OS BENEFÍCIOS DO BANHO FRIO

O benefício mais evidente do banho frio (ou seja, com a água abaixo dos 29°C) é o seu efeito revigorante. Isso ocorre porque, quando tomamos banho frio, nosso corpo perde calor rapidamente e, numa tentativa de normalizar a temperatura, o organismo nos faz respirar de forma acelerada, deixando-nos ofegantes.

Além de normalizar a temperatura do corpo, esse processo colabora para aumentar a oxigenação do cérebro, o que nos dá a sensação de estarmos totalmente despertos e ativos.

Os benefícios, porém, vão além disso. O lado estético também agradece. Com a temperatura entre 22°C e 24°C, a água contribui para  manter o manto hidrolipídico do corpo intacto. Trata-se de uma camada invisível formada pelo suor e pelo sebo e responsável por proteger a pele e os cabelos. Se você deseja cabelos mais brilhantes, o banho frio é um importante aliado.

A água fria também colabora muito com a saúde. Um exemplo diz respeito aos problemas de circulação. Por exigir uma resposta rápida das veias, o banho frio acaba estimulando a circulação sanguínea, tornando-se um verdeiro alívio para quem sofre com dores nas pernas. Nesse caso, a dica é tomar o banho frio no fim do dia, quando o retorno do sangue ao coração é mais lento.

Os atletas profissionais e amadores também podem se valer de uma boa chuveirada fria. Isso porque o estímulo à circulação sanguínea também evita inflamações após práticas esportivas. Não é à toa que muitos clubes de futebol colocam seus atletas numa banheira cheia de gelo após as partidas – para acelerar o ritmo de recuperação do desgaste muscular.

Mas, apesar de todos os benefícios, é preciso tomar cuidado com a hipotermia, um fenômeno resultante da rápida perda de calor pelo corpo. Por isso, tente iniciar o banho morno e vá abaixando a temperatura gradativamente.

OS BENEFÍCIOS DO BANHO QUENTE

A sensação de relaxamento é provavelmente a primeira coisa que vem à mente de qualquer pessoa quando pensa em um banho quente. De fato, a água acima dos 38°C colabora diretamente com o relaxamento muscular a partir da dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo que sangue e, consequentemente, oxigênio fluam melhor pelo corpo.

Do relaxamento vamos ao combate ao estresse. A sensação de relaxamento ajuda a reduzir a ansiedade e o estresse, tornando o banho quente extremamente funcional e revigorante para o fim de um dia de trabalho, por exemplo.

A vasodilatação também ajuda a reduzir alguns tipos de dores e incômodos musculares. Por exemplo: um jato de água quente nas costas pode ser um importante aliado no processo de recuperação muscular da região.

A água quente ainda estimula a abertura dos poros da pele, o que faz com que sabonetes, cremes e outros produtos sejam absorvidos com maior facilidade. Tanto o calor da água quanto o vapor gerado durante o banho fazem ainda com que eliminemos células mortas, promovendo uma profunda limpeza.

Mesmo com tantos benefícios, não é correto dizer que quanto mais quente o banho melhor para a saúde. Banhos muito quentes tendem a acelerar o envelhecimento da pele e ainda podem provocar queimaduras.

Entre o banho quente e o banho frio, o ideal seria buscar um equilíbrio. Assim, você se beneficia das vantagens de ambos!

Uma dica é começar o banho com a água mais quente para relaxar e estimular a limpeza da pele e ir abaixando a temperatura gradativamente. No final, com a água abaixo de 29°C, você tem um processo de fechamento dos poros, gerando uma barreira de proteção natural da pele.

Texto retirado do site da empresa Fasterm.

Deixe um comentário